quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Estrutura Geológica do Brasil

Sendo a crosta terrestre a base da estrutura geológica da terra, várias rochas passam a compor esta estrutura e distinguem-se conforme a origem:
  • Rochas magmáticas ou ígneas;
  • Rochas sedimentares;
  • Rochas metamórficas.
A disposição destas rochas determina três diferentes tipos de formações:
  • Escudos antigos ou maciços cristalinos;
  • Bacias sedimentares;
  • Dobramentos modernos.
A estrutura geológica do Brasil é formada por 3 tipos de terrenos:
  • Escudos cristalinos;
  • Bacias sedimentares;
  • Terrenos vulcânicos.

Mais de 36% do território é constituído por escudos cristalinos. Ele possui também cerca de 60% de rochas sedimentares. As estruturas antigas são da Era Paleozóica e Mesozóica.

Escudos cristalinos e Bacias sedimentares


O que são rochas ígenas?
São rochas formadas a partir do resfriamento do magma. Sendo assim os escudos cristalinos são decorrentes do conjunto das rochas ígneas e metamórficas.

O que são escudos cristinos?
São blocos imensos de rochas antigas, esses escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em Eras Pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas do Paleozóico, são resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas.
Essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro. Nas regiões que se formaram no éon Arqueano ( o qual ocupa cerca de 32% do País) existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito. Em terrenos formados no éon Proterozóico são encontradas rochas metamórficas, onde se formam minerais como ferro e manganês.
Escudos das Guianas

Tipos de Minerais encontrados nos escudos cristalinos brasileiros:
No caso do Brasil, as principais reservas de minerais metálicos são encontradas em regiões de maciços antigos, por essa razão destaca-se a extração de minérios nessas regiões. Há bastante áreas ricas em ocorrência de minerais de grande valor comercial, podendo, esses minerais, serem metálicos (bauxita e ferro) e não metálicos (Pedras preciosas).

Principais regiões:
  • Serra do Carajás (PA): Esta situada a maior jazida de minério de ferro do mundo de ato teor do mundo.
  • Quadrilátero Ferrífero (MS): Vastas jazidas de minério de ferro e manganês.
  • Maciço do Urucum (MS): Região rica em manganês, por esta distante dos grandes centros industriais brasileiros, o que resulta em grande parte da produção ser exportada para a Argentina.
  • Vale do Rio Trombetas (AP): Uma das maiores jazidas de bauxita do Brasil.
  • Serra do Navio (PA): Possuía várias reservas de manganês, mais a extração já foi concluída.


    O que são rochas sedimentares?
    São formadas pela deposição de detritos de outras rochas, pelo acúmulo de detritos orgãnicos, ou pelo acúmulo de precipitados químicos.

    Bacias Sedimentares:
    São depressão relativas, preenchidas por detritos ou de áreas próximas, transportadas pelo vento, água oiu gelo. este processo se deu nas Eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica, contudo ainda ocorresm nos dias atuais. Essas formações geológicas ocupam maior área do território brasileiro, estimando-se 5,5 milhões de km2, ou seja, cerca de 60%. No Brasil existem bacias sedimentares de pequena e grande extensão.


    Eras geológicas no Brasil

    Principais Bacias sedimentares:
    • Bacia Amazônica;
    • Bacia do Paraná;
    • Bacia do São Francisco.
    Jazidas encontradas nas Bacias sedimentares:
    Em regiões onde o terreno se formou na Era Paleozóica, existem jazidas carboníferas, em terrenos formados na era Mesozóica, existem jazidas petrolíferas, presença de petróleo, carvão, xisto e gás natural ( a principal vocação da Amazônia é o gás natural o Estado do Amazonas tem a segunda maior reserva brasileira de gás natural do País). Em áreas da era Cenozóica ocorre um intenso processo de sedimentação, correspondem às planícies.
    Bacias sedimentares brasileiras

    Terrenos vulcânicos
    Durante a era mesozóica algumas regiões sofreram com a ação de fortes derrames vulcânicos, as lavas deram origem a rochas como basalto e diábasio, o primeiro é responsável pela formação dos solos mais fertéis do Brasil a "Terra Roxa".


    Seminário de Geologia
    Profº. Me. Robson Filgueira

    Geologia do Brasil
    Componentes:
    Andrezza de Kasia Xavier
    Antônio Henrique Braga
    Renato de Medeiros Albuquerque
    Sandja Daniella de Melo Almeida
    Sueleide Magma Aquino Silva

    Um comentário: