Sendo a crosta terrestre a base da estrutura geológica da terra, várias rochas passam a compor esta estrutura e distinguem-se conforme a origem:
- Rochas magmáticas ou ígneas;
- Rochas sedimentares;
- Rochas metamórficas.
- Escudos antigos ou maciços cristalinos;
- Bacias sedimentares;
- Dobramentos modernos.
- Escudos cristalinos;
- Bacias sedimentares;
- Terrenos vulcânicos.
Mais de 36% do território é constituído por escudos cristalinos. Ele possui também cerca de 60% de rochas sedimentares. As estruturas antigas são da Era Paleozóica e Mesozóica.
![]() | ||
Escudos cristalinos e Bacias sedimentares |
O que são rochas ígenas?
São rochas formadas a partir do resfriamento do magma. Sendo assim os escudos cristalinos são decorrentes do conjunto das rochas ígneas e metamórficas.
O que são escudos cristinos?
São blocos imensos de rochas antigas, esses escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em Eras Pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas do Paleozóico, são resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas.
Essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro. Nas regiões que se formaram no éon Arqueano ( o qual ocupa cerca de 32% do País) existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito. Em terrenos formados no éon Proterozóico são encontradas rochas metamórficas, onde se formam minerais como ferro e manganês.
![]() | ||
Escudos das Guianas |
Tipos de Minerais encontrados nos escudos cristalinos brasileiros:
No caso do Brasil, as principais reservas de minerais metálicos são encontradas em regiões de maciços antigos, por essa razão destaca-se a extração de minérios nessas regiões. Há bastante áreas ricas em ocorrência de minerais de grande valor comercial, podendo, esses minerais, serem metálicos (bauxita e ferro) e não metálicos (Pedras preciosas).Principais regiões:
- Serra do Carajás (PA): Esta situada a maior jazida de minério de ferro do mundo de ato teor do mundo.
- Quadrilátero Ferrífero (MS): Vastas jazidas de minério de ferro e manganês.
- Maciço do Urucum (MS): Região rica em manganês, por esta distante dos grandes centros industriais brasileiros, o que resulta em grande parte da produção ser exportada para a Argentina.
- Vale do Rio Trombetas (AP): Uma das maiores jazidas de bauxita do Brasil.
- Serra do Navio (PA): Possuía várias reservas de manganês, mais a extração já foi concluída.
O que são rochas sedimentares?
São formadas pela deposição de detritos de outras rochas, pelo acúmulo de detritos orgãnicos, ou pelo acúmulo de precipitados químicos.
Bacias Sedimentares:
São depressão relativas, preenchidas por detritos ou de áreas próximas, transportadas pelo vento, água oiu gelo. este processo se deu nas Eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica, contudo ainda ocorresm nos dias atuais. Essas formações geológicas ocupam maior área do território brasileiro, estimando-se 5,5 milhões de km2, ou seja, cerca de 60%. No Brasil existem bacias sedimentares de pequena e grande extensão.
![]() |
Eras geológicas no Brasil |
Principais Bacias sedimentares:
- Bacia Amazônica;
- Bacia do Paraná;
- Bacia do São Francisco.
Jazidas encontradas nas Bacias sedimentares:
Em regiões onde o terreno se formou na Era Paleozóica, existem jazidas carboníferas, em terrenos formados na era Mesozóica, existem jazidas petrolíferas, presença de petróleo, carvão, xisto e gás natural ( a principal vocação da Amazônia é o gás natural o Estado do Amazonas tem a segunda maior reserva brasileira de gás natural do País). Em áreas da era Cenozóica ocorre um intenso processo de sedimentação, correspondem às planícies.![]() |
Bacias sedimentares brasileiras |
Terrenos vulcânicos
Durante a era mesozóica algumas regiões sofreram com a ação de fortes derrames vulcânicos, as lavas deram origem a rochas como basalto e diábasio, o primeiro é responsável pela formação dos solos mais fertéis do Brasil a "Terra Roxa".
Seminário de Geologia
Profº. Me. Robson Filgueira
Geologia do Brasil
Componentes:
Andrezza de Kasia Xavier
Antônio Henrique Braga
Renato de Medeiros Albuquerque
Sandja Daniella de Melo Almeida
Sueleide Magma Aquino Silva
Seminário de Geologia
Profº. Me. Robson Filgueira
Geologia do Brasil
Componentes:
Andrezza de Kasia Xavier
Antônio Henrique Braga
Renato de Medeiros Albuquerque
Sandja Daniella de Melo Almeida
Sueleide Magma Aquino Silva